quinta-feira, 28 de maio de 2015

p-value, o grande enganador. Ou como comer chocolate é bom para perder peso

Publicar ciência pode ser diferentes coisas. Em matemática pura, o foco é colocado na enunciação e demonstração de teoremas. Noutras áreas do conhecimento, tudo se resume frequentemente ao valor-p: se p<0.05* pode-se rejeitar a hipótese nula (o que tipicamente significa uma maior probabilidade de se conseguir uma publicação).

Apesar de sinais de que o paradigma irá mudar, podendo passar a dar-se mais importância aos dados e menos ao valor-p, neste momento é o último que recebe quase toda a atenção. Tal exige que se tenha particular atenção à questão de investigação e se evite grande dispersão. Obter de um mesmo estudo muitos valores-p é receita certa para errar. Embora, inadvertidamente ou de forma propositada, o erro possa ser recompensado com a publicação de um artigo:


Noutras palavras, quando se ouve começar uma frase com "também seria interessante ver se..." soa o sinal de alerta para um estatístico. Um estudo começa com uma questão de investigação, passa pela recolha de dados que permitam responder à mesma e termina com a análise e discussão dos mesmos. Aproveitar esses dados para responder a outras questões que entretanto surjam e pareçam interessantes não faz sentido e é errado.

* o nível de significância adoptado pode ser outro

Sem comentários:

Enviar um comentário